Quanto mais se aproxima o dia 21 de dezembro de 2012, a famosa data do "fim do mundo", mais se fala no assunto. Antes de mais nada, vamos ficar um pouco mais por dentro deste tema tenso e de como ele surgiu!
A teoria do fim do mundo neste ano é totalmente baseada em um calendário maia onde existem 13 ciclos, que eles chamavam de baktun. O final do 13º e último ciclo estava previsto para 21 de dezembro de 2012, daí surgiu a hipotése de que neste dia tudo acabaria (só não me perguntem porque levam tão a sério este calendário maia). Porém, cientistas americanos anunciaram a descoberta de um novo calendário, com 17 ciclos, o que acaba com a teoria de que o mundo acaba em 2012, com o fim do 13º ciclo. Com a adição desses novos ciclos, o calendário Maia ainda valeria para alguns milhões de anos, adiando o apocalipse que todo mundo estava esperando (Poxa... #chatiada!).
Depois de receber inúmeras cartas de jovens que diziam estar com muito medo e pensando em suícidio, a própria NASA, na quarta-feira 28 de novembro, desmentiu toda a história . Sobre o fim do calendário maia, a Nasa esclarece que, da mesma forma que o tempo não para quando os 'calendários de cozinha' chegam ao fim, no dia 31 de dezembro, não há motivo para pensar que com o calendário maia seria diferente - 21 de dezembro de 2012 também seria apenas o fim de um ciclo.
Pronto ficaram mais tranquilos agora?? Eu sei que mesmo depois de toda a teoria ter sido desmentida cientificamente, e comprovado que o mundo não vai acabar, até que o dia finalmente chegue e passe, a gente sempre fica com aquela pulguinha atras da orelha, naquela expectativa tensa, afinal, nunca se sabe né?
Então, para entrar no clima de catástrofe e destruição do mundo, eu selecionei alguns filmes sobre a temática do fim de mundo. Em muitos dos filmes abaixo o fim do mundo nem chega a acontecer realmente, mas outros não tem um final tão feliz assim... Enfim, aproveitem as dicas para já ir se preparando para o pior.
O Dia Depois de Amanhã (Roland Emmerich, 2004)
A Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul.Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda está vivo.
Melancolia (Lars Von Trier, 2011)
O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Nem o casamento entre Justine e Michael (Alexander Skarsgård) serve como desculpa para aproximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre a colisão da Terra com um outro planeta chamado Melancolia chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine está conformada, enquanto o desespero do iminente fim apavora Claire.
Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (Lorene Scafaria, 2012)
Após o anúncio de que um asteroide atingirá o planeta e acabará com a raça humana, um homem é abandonado pela esposa e decide ir em busca de sua paixão de infância. As coisas se complicam quando sua jovem vizinha decide acompanhá-lo na viagem.
A Última Noite (Don Mckeller, 1998)
O mundo irá acabar à meia-noite do dia 31 de dezembro de 1999. Seis horas antes, uma série de personagens decidem como irão passar os últimos momentos de suas vidas.
Independence Day (Roland Emmerich, 1996)
No dia 2 de julho os sistemas de comunicação do mundo inteiro se transformam em um caos, devido à uma estranha interferência atmosférica. Logo se descobre que enormes objetos estão em curso de colisão com a Terra. Inicialmente imagina-se que se tratam de meteoros, mas logo revela-se ser na verdade uma imensa nave espacial pilotada por alienígenas. Após frustradas tentativas de se comunicar com os extra-terrestres, um técnico em comunicação descobre que os seres do espaços estão usando os satélites terrestres para se comunicarem e iniciarem em menos de um dia um ataque conjunto nas principais cidades do planeta. No dia 3 de julho o ataque alienígena começa de forma esmagadora e nem armas nucleares conseguem destruir a blindagem protetora. Mas no dia 4 de julho surge uma possibilidade de vencer o invasor e nesta hora todas as nações precisam se unir, pois está em jogo a existência da raça humana.
Presságio (Alex Proyas, 2009)
Em 1959, uma professora pediu que os seus alunos desenhassem como eles imaginariam o futuro. Os desenhos foram colocados em cápsulas e mantidos intactos durante 50 anos, até que foram abertos durante um evento em 2009. Entre as imagens comuns, uma criança elaborou uma série de números que revelavam os maiores desastres históricos. Cabe ao professor tentar evitar que uma enorme catástrofe iminente ocorra...
Armagedoon (Michael Bay, 1998)
Após uma chuva de pequenos meteoros que atingem a Terra, a NASA se dá conta de que um asteróide do tamanho do Texas está em um curso de colisão com o nosso planeta. O asteróide se aproxima da Terra à uma velocidade 35.000km/h. e, se o choque acontecer, qualquer forma de vida deixará de existir na Terra, exatamente como o que exterminou os dinossauros 65 milhões de anos atrás. Restando apenas 18 dias para o choque entre a Terra e o asteróide, a única solução possível é enviar astronautas em um ônibus espacial até a superfície do asteróide e lá perfurar 800 pés para colocar um bomba nuclear, detonando-a por controle remoto. Para cumprir tal missão é convocado o mais famoso perfurador de petróleo a grandes profundidades do mundo, que exige formar sua equipe com técnicos que têm um comportamento nada convencional para os padrões do governo.
Impacto Profundo (Mimi Leder, 1998)
Um astrônomo-mirim (Elijah Wood) e seu professor acidentalmente descobrem que um cometa com 11 mil metros de diâmetro vai colidir com a Terra, mas um dos descobridores morre em um desastre de automóvel. Após um ano, um repórter tentando investigar um possível escândalo sexual chega à conclusão de que a "amante" é o cometa, que está prestes a se chocar com nosso planeta. Se isto vier a acontecer os danos causados serão incalculáveis e a vida animal e vegetal em pouco tempo deixará de existir. No entanto, uma equipe formada por americanos e russos planeja colocar detonadores nucleares, para fragmentar o cometa e salvar a Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário