Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Top 10 Personagens do Tim Burton

Dono de um estilo esdrúxulo, bizarro e ao mesmo tempo carismático ele arrebata fãs pelo mundo inteiro.
Apesar do fracassado roteiro de Alice (que tem uma composição visual perfeita), muitos filmes dirigidos ou produzidos por Burton, traz um personagem cativante, não só por suas esquisitices como também pela mensagem que é passado através destes.
Então aqui vai a minha lista dos 10 melhores personagens de Burton. Créditos não somente para Burton, mas para o ator-atriz que representou cada um, de uma maneira peculiar…

Então, vamos lá! 

01 – Edward – Edward, mãos de tesoura (1990) 




Quem consegue assistir este filme sem amar Edward? Ou sem sentir pena, e compaixão por uma figura tão cavernosa e doce ao mesmo tempo?

Pra mim, é uma obra prima que Burton conseguiu criar. E, vamos falar de contraste de novo…

Tudo é puro colorido, o bairro todo… e só Edward é a figura negra cheia de metais. Essa é uma analogia na verdade de tudo aquilo que foge do padrão normal que não se adequa a todas as cores e é visto como sombrio. Edward é a personificação da esquisitice humana que pode ser amada por uns, desprezada ou injustiçada por outros. E quão não é o sentimento de repulsa à injustiça em que Edward sofre. Mas eu lhes digo: Vi muita gente ser injustiçada pelo o que é… E muita gente que achou o filme bonitinho, não consegue ver que possui comportamentos similares ao de Jim com alguma figurinha estranha do passado…
 Edward se fode no filme todo, desde o começo quando seu inventor morre antes de finalizá-lo. Mesmo na cena em que ele se revolta, ele ainda sim é cativante. Mas ainda sim, infeliz…


02 – Todd – Sweeney Todd – O Barbeiro demoníaco da Rua Fleet (2007)

Baseado na ópera homônima, Sweeney Todd é meu preferido de Burton. A melhor das fotografias, e isso é puro gosto pessoal, mas simplesmente amo o tom gélido do filme inteiro com aquele sangue 100% escarlate contrastando tudo! Parece uma pura neura de designer, mas na realidade esses detalhes visuais fazem todo o sentido e transmite toda a idéia.

E o personagem… Olhe para ele. Seu olhar trasmite exatamente o que se pretende e o que conta na história:  raiva, vingança, rancor. É assim o filme todo e no fim, uma ruptura: Você vê nos olhos de Sweeney angústia e amor! (OhhhH!).  Apesar de tudo, ele carrega uma essência cômica que Depp é mestre em fazer principalmente em parceria com Tim. Destaque pra cena de Todd na praia com aquele Maiô Beetlejuice… demais!

03 – Ed Bloom – Peixe Grande (2003)

Tanto o jovem Ed (Ewan McGregor) quanto o mais velho (Albert Finney) trazem para o personagem um rosto sonhador, uma mente que viaja na imaginação e por mais que seja criticado por isso, não desiste nunca. Peixe Grande é uma linda relação que envolve a imaginação em contar histórias daquelas que todo mundo diz ser “histórias de pescador” (o nome seria então uma metáfora bem bolada, certo?) e na descrença que as pessoas tem disto tudo. Ou mesmo de sonhar… é o caso do filho de Ed que passa todo o início num ceticismo e numa ausência de tolerância para o que não parece real.

As cores fortes e saturadas deste filme, principalmente na cena das flores, é uma característica que adoro ver nos filmes de Burton. Em alguns casos, elas transmitem um conceito esmagador (veja em Edward…).

Ed Bloom é um personagem que sonha do começo ao fim. Há quem diga que ele minta, contando histórias que não existem. Mas, há quem diga que ele dá esperança. Qual seria sua opinião sobre Ed Bloom?

04 – Vincent- Vincent (1982)

Trágico, apaixonante,  com referências claras de Expressionismo Alemão! Vincent consegue ser cativante em 6 minutos!

Primeiro Stop Motion de Burton, um curta de 1982 onde é narrado pelo “deus ” Vincent Price (Inventor de Edward, voz da intro de “The Number of the Beast” do Iron Maiden, sim ele mesmo!) a história de um garoto chamado Vincent Malloy que sonha ser Vincent Price.  A narração é uma espécie de poema feito pelo próprio Burton, e é como se fosse um curta auto-biográfico até… Existe uma dramatização ao mesmo tempo que é meigo nessa animação. Pura essência de Tim Burton!

05 – Beetlejuice – Os fantasmas se divertem (1988)

Fato é que o BeetleJuice do desenho é mais charmoso e até menos encardido. Eu tinha medo desse Beetlejuice representado por Michael Keaton, mas até que deu certo a atuação.

Aliás, Keaton (que deve estar numa fase ruim) até deu umas indiretas diretas querendo uma continuação do filme. Eu particularmente morro de medo de continuações ou remake… Muito perigoso e em alguns casos, o resultado sai um desastre e prejudica até o que poderia ser eterno. Mas, enfim… a gente aguarda maiores detalhes né? Só acho que o ator tá meio idoso pra ser novamente o Besouro Suco…

06 – Coringa – Batman  (1989)


Foi Heath Ledger o responsável por tirar o trófeu Jóinha de melhor Coringa das mãos de  Jack Nicholson…  O ator é bom em muitíssimos filmes, e convenhamos, como Coringa também. Mas, eu devo admitir que Ledger levou a melhor. Ele conseguiu ser mais louco, mais insano, mais ruim, mórbido, sarcástico, irônico… opa! Estávamos falando de Nicholson como Coringa né?  Deixemos o Ledger para um post especial depois então =)

As risadas dementes, e expressões assustadoras, faz o Coringa sempre dar um destaque. Sem dúvida, um dos melhores vilões dos HQ´s…

Bom, não tem mais o que falar… Jack Nicholson é foda… Mas não mais como Coringa… (eu tentei).

07 – Ichabod Crane – A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999)

Taí o meu personagem banana preferido!

E Johnny Depp foi mestre para representar este. Os espasmos, gagueira, enfim a crise de medo e até mesmo suas expressões tentando ser convincente a respeito de sua coragem. No fim ele acaba sendo, coisa previsível, mas de qualquer forma, durante o filme, todo cenas com ele dando uma de espertão ou desmaiando por causa da aranha são algumas das partes legais… fora as engenhocas e apetrechos de exames que ele utiliza…

08 – Jack Skellington – O Estranho Mundo de Jack  (1993)





Uma pena que muitos vejam O Estranho Mundo de Jack como um filme de Burton e quando descobrem que ele é o produtor somente, fica por isso mesmo. A realidade é que Henry Selick é tão genial quanto Burton no quesito bizarrice. Se Coraline tivesse uma relação com Burton, colocaria ela aqui na lista também…

Adoro este Stop Motion porque ele tem um ar diferente dos demais atuais que assistimos. Os personagens tem um andar meio tosco, que o mais incrível é que combinam com eles e com a animação.

Jack é um personagem bem desenhado: Pernas gigantes e fininhas, terninho finesse de risca de giz, gola de morcego, cabeça de abóbora, boca rasgada, buracos pretos no lugar de olhos, enfim, tantos elementos pitorescos e no entanto, dotado de um carisma do começo ao fim.

09 – Red Queen – Alice no País das Maravilhas  (2010)

Em minha singela opinião, nenhum personagem de Alice é tããooo cativante. E isso não é culpa dos personagens, considerando o talento contrastante de Helena e Depp (nada a declarar daquela loirinha protagonista). Eu acho que o problema tá na história…

Mas voltando ao foco, A Rainha Vermelha é um dos melhores personagens não só pelo temperamento forte que ela passa, como a própria composição visual do personagem: Praticamente um cartoon, sem ser. Figurinha exótica, cabeçuda, nanica malvada e meio fútil. Adorei ela, e se não fosse por Helena Bonham-Carter não haveria mais ninguém capaz de representar este papel. A atriz domina.

10 – Victor Van Dort – A Noiva Cadáver (2005)

Victor é um personagem meio banana, mas faz parte de sua característica cativante.

Me faz lembrar muito Ichabod, de Sleepy Hollow (outro banana). De qualquer forma, ele é engraçado ao mesmo tempo que é atrapalhado.

Ao contrário do que podemos imaginar, os bonecos não são feitos de massinha neste Stop Motion. São bonequinhos mesmo, muito bem feito por sinal, e eu me atrevo a dizer que apesar de elementos de um personagem deste estilo onde possui características físicas que são exageradas para dar ênfase e um ar mais cartoon (como os olhos gigantes de todos), Victor parece um Vincent crescido

Não é bem o meu personagem preferido, mas tem lá seu charme, o que explica sua colocação…

Inspiração : Blog La matinee.







quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

17-Ir na Starbucks pra tomar um café e ler um livro

Ok, não foi café, foi um suco porque estava um calor horrível, mais já valeu. Meta cumprida e uma nova descoberta: fuja dos pães de queijo da Starbucks da Argentina, são péssimos!


Ah, e o livrinho do lado é daquela que já se tornou inseparável nas minhas loucuras e parceirinha aqui do blog, Inaia.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Foto em Movimento

Você já reparou nessa nova onda de fotos em movimento? Eu sim e como curiosa sou fui buscar saber um pouco mais sobre elas. Antes tinhamos o gif animado, mas a nova técnica é muito mais revolucionaria e impressionante e os responsáveis pelo surgimento dessa nova onda são a fotógrafa Jamie Beck  e o webdesigner Kevin Burg. A técnica chamada de  "Cinemagraphs" consiste na sutil animação de pequenos detalhes na foto deixando-as com efeito de movimento e ar de obra de arte. Sim isso também é arte! Separei algumas dessas fotos, apreciem...












domingo, 16 de dezembro de 2012

89-Passar horas felizes fotografando em um cemitério

Mais uma das metas cumpridas, contando com a participação da minha querida flor Inaia. E pensa em um dia divertido em um cemitério lindo! Repetiria mil vezes mais ...














Curta da Semana: Violeta, a pescadora do mar negro


 Uma menina que vive em uma choupana cercada pelo mar, com sua avó, sua mãe e o recém chegado bebê. Conhece um garoto da vizinhança, e o convida ao seu mundo.
O mundo de Violeta é estranho.


sábado, 15 de dezembro de 2012

8 Filmes sobre o fim do mundo


Quanto mais se aproxima o dia 21 de dezembro de 2012, a famosa data do "fim do mundo", mais se fala no assunto. Antes de mais nada, vamos ficar um pouco mais por dentro deste tema tenso e de como ele surgiu!


A teoria do fim do mundo neste ano é totalmente baseada em um calendário maia onde existem 13 ciclos, que eles chamavam de baktun. O final do 13º e último ciclo estava previsto para 21 de dezembro de 2012, daí surgiu a hipotése de que neste dia tudo acabaria (só não me perguntem porque levam tão a sério este calendário maia). Porém, cientistas americanos anunciaram a descoberta de um novo calendário, com 17 ciclos, o que acaba com a teoria de que o mundo acaba em 2012, com o fim do 13º ciclo. Com a adição desses novos ciclos, o calendário Maia ainda valeria para alguns milhões de anos, adiando o apocalipse que todo mundo estava esperando (Poxa... #chatiada!).

Depois de receber inúmeras cartas de jovens que diziam estar com muito medo e pensando em suícidio, a própria NASA, na quarta-feira 28 de novembro, desmentiu toda a história . Sobre o fim do calendário maia, a Nasa esclarece que, da mesma forma que o tempo não para quando os 'calendários de cozinha' chegam ao fim, no dia 31 de dezembro, não há motivo para pensar que com o calendário maia seria diferente - 21 de dezembro de 2012 também seria apenas o fim de um ciclo.

Pronto ficaram mais tranquilos agora?? Eu sei que mesmo depois de toda a teoria ter sido desmentida cientificamente, e comprovado que o mundo não vai acabar, até que o dia finalmente chegue e passe, a gente sempre fica com aquela pulguinha atras da orelha, naquela expectativa tensa, afinal, nunca se sabe né?

Então, para entrar no clima de catástrofe e destruição do mundo, eu selecionei alguns filmes sobre a temática do fim de mundo. Em muitos dos filmes abaixo o fim do mundo nem chega a acontecer realmente, mas outros não tem um final tão feliz assim... Enfim, aproveitem as dicas para já ir se preparando para o pior.

O Dia Depois de Amanhã (Roland Emmerich, 2004)

A Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul.Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda está vivo.

Melancolia (Lars Von Trier, 2011)

O tempo só serviu para afastar as irmãs Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Nem o casamento entre Justine e Michael (Alexander Skarsgård) serve como desculpa para aproximá-las e, depois da cerimônia, Justine começa a ficar triste e melancólica. Quando o anúncio sobre a colisão da Terra com um outro planeta chamado Melancolia chega ao conhecimento, as reações são bem diferentes. Justine está conformada, enquanto o desespero do iminente fim apavora Claire.

Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (Lorene Scafaria, 2012)


Após o anúncio de que um asteroide atingirá o planeta e acabará com a raça humana, um homem é abandonado pela esposa e decide ir em busca de sua paixão de infância. As coisas se complicam quando sua jovem vizinha decide acompanhá-lo na viagem.

A Última Noite (Don Mckeller, 1998)

O mundo irá acabar à meia-noite do dia 31 de dezembro de 1999. Seis horas antes, uma série de personagens decidem como irão passar os últimos momentos de suas vidas.

 Independence Day (Roland Emmerich, 1996)


No dia 2 de julho os sistemas de comunicação do mundo inteiro se transformam em um caos, devido à uma estranha interferência atmosférica. Logo se descobre que enormes objetos estão em curso de colisão com a Terra. Inicialmente imagina-se que se tratam de meteoros, mas logo revela-se ser na verdade uma imensa nave espacial pilotada por alienígenas. Após frustradas tentativas de se comunicar com os extra-terrestres, um técnico em comunicação descobre que os seres do espaços estão usando os satélites terrestres para se comunicarem e iniciarem em menos de um dia um ataque conjunto nas principais cidades do planeta. No dia 3 de julho o ataque alienígena começa de forma esmagadora e nem armas nucleares conseguem destruir a blindagem protetora. Mas no dia 4 de julho surge uma possibilidade de vencer o invasor e nesta hora todas as nações precisam se unir, pois está em jogo a existência da raça humana.

Presságio (Alex Proyas, 2009)

Em 1959, uma professora pediu que os seus alunos desenhassem como eles imaginariam o futuro. Os desenhos foram colocados em cápsulas e mantidos intactos durante 50 anos, até que foram abertos durante um evento em 2009. Entre as imagens comuns, uma criança elaborou uma série de números que revelavam os maiores desastres históricos. Cabe ao professor tentar evitar que uma enorme catástrofe iminente ocorra...

 Armagedoon (Michael Bay, 1998)

Após uma chuva de pequenos meteoros que atingem a Terra, a NASA se dá conta de que um asteróide do tamanho do Texas está em um curso de colisão com o nosso planeta. O asteróide se aproxima da Terra à uma velocidade 35.000km/h. e, se o choque acontecer, qualquer forma de vida deixará de existir na Terra, exatamente como o que exterminou os dinossauros 65 milhões de anos atrás. Restando apenas 18 dias para o choque entre a Terra e o asteróide, a única solução possível é enviar astronautas em um ônibus espacial até a superfície do asteróide e lá perfurar 800 pés para colocar um bomba nuclear, detonando-a por controle remoto. Para cumprir tal missão é convocado o mais famoso perfurador de petróleo a grandes profundidades do mundo, que exige formar sua equipe com técnicos que têm um comportamento nada convencional para os padrões do governo.

Impacto Profundo (Mimi Leder, 1998)

Um astrônomo-mirim (Elijah Wood) e seu professor acidentalmente descobrem que um cometa com 11 mil metros de diâmetro vai colidir com a Terra, mas um dos descobridores morre em um desastre de automóvel. Após um ano, um repórter tentando investigar um possível escândalo sexual chega à conclusão de que a "amante" é o cometa, que está prestes a se chocar com nosso planeta. Se isto vier a acontecer os danos causados serão incalculáveis e a vida animal e vegetal em pouco tempo deixará de existir. No entanto, uma equipe formada por americanos e russos planeja colocar detonadores nucleares, para fragmentar o cometa e salvar a Terra.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Filme da Semana: Paraísos Artificiais

De origem nacional, lançado em Abril deste ano, o filme retrata o final da decáda de 90 quando as festas raves estouraram no Brasil.Como não haveria deixar de ser há um aspecto do filme relacionado ao uso de alucinógenos mais não é só isso.Há espaço para discutir a sedução da classe média pelo tráfico de drogas, sexualidade livre e, mais do que tudo, uma pergunta simples que cabe a qualquer bom filme que retrata a vida das pessoas:que lugar você tem no mundo e que mundo é este que se abre para você?
As filmagens rolaram por Amsterdam,Rio de Janeiro e algumas praias do Nordeste. A direção é de Marcos Prado (diretor de Estamira) e produção de José Padilha (diretor de Tropa de Elite 1 e 2).

------- Trailler
E se se animou, deixo o vídeo com o filme completo.Boa sessão cine!